4 de fevereiro de 2015

SAL DE COZINHA, SIMPLES E RÁPIDO

Uma breve introdução

         Sal, formado em sua maior parte por cloreto de sódio quimicamente falando NaCl. É hoje o vilão na mesa das famílias apesar de dar mais sabor aos alimentos e pratos, o uso excessivo pode provocar doenças. Por tanto use com moderação!

Valor nutricional do sal
Quantidade
1 Colher de chá
Cálcio (mg)
14
Fósforo  (mg)
3
Ferro (mg)
Traços
Potássio (mg)
Traços
Sódio (mg)
2,132


sal de cozinha, sal grosso, sal fino, ideia do dia 1



         O sal comum ou mais conhecido como sal de cozinha é um mineral extraído das rochas nas minas de sal e no seu processo de refinamento perde a maior parte dos minerais essenciais para o corpo humano, por isso ser chamado de comum.
sal de cozinha, sal comum, sal fino, ideia do dia 1


         O sal grosso ou também conhecido como sal marinho (comumente), como o nome já diz, é extraído do mar e mantém uma maior quantidade de minerais como magnésio e cálcio. Em questão de nutrição é melhor que o sal comum.
sal de cozinha, sal grosso, sal marinho, ideia do dia 1


         O sal (de qualquer natureza) deve ser consumido com moderação, pois o uso em excesso pode causar males como a hipertensão arterial, derrames e doenças cardiovasculares. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o seu uso entre 1,5 a 5 gramas por dia (cerca de uma colher de chá), essa variação deve-se a outros alimentos que já apresentam sal em sua constituição e também a própria constituição física do consumidor.

         Os maiores produtores mundiais de sal são a China 22,6% da produção mundial, os Estados Unidos 17,3%, Alemanha 7,2% e a India 6,2%. Outros países como o Brasil, Portugal França, Espanha e outros mais por exemplo, também produzem sal mas não se destacam tanto na produção global.
sal comum, sal de cozinha, sal grosso, sal fino, ideia do dia 1


         Temos este nosso primeiro texto no blogue Ideia do Dia 1 com a categoria de “saúde e bem-estar”, espero que vocês gostem e que lhe seja útil! Fique agora com:

Algumas curiosidades
         No período do Império Romano foi usado como moeda de troca e pagamento, dando a origem assim a palavra “salário”.

         Até os primórdios do século XX foi um importante conservante alimentar.

         Antigamente e até os dias de hoje, era retirado somente junto a áreas de salinas a beira-mar e atualmente é retirado em depósitos subterrâneos.

         Os dois tipos de sais mais usados são: o de cozinha que é refinado. E o sal grosso também chamado de sal marinho. Em alguns países podem ser iodado, como no caso o Brasil.

         Existem outros tipos de sais e uma variedade de informações.


         Que vou publicando dentro do possível, para não ficar um texto grande e monótono.




Agradeço pela sua visita e tenha uma vida abençoada!