5 de agosto de 2015

PESTO GENOVESE - MOLHO

MOLHO PESTO CASEIRO DELICIOSO

     Oi amigos tudo bem com vocês, apresentamos aqui mais uma receita fácil, caseira e muito especial para vocês. Hoje vamos preparar um molho delicioso o Pesto Genovese receita Italiana mas com algumas adaptações para facilitar o preparo do molho.
     O molho Pesto Genovese foi originalmente criado na cidade de Gênova ao norte da Itália o nome “Pesto” deriva da palavra italiana “Pestar” que significa amassar e “Genovese” faz referência a cidade de Genôva. Sendo assim pessoal coloca-se os ingredientes sólidos em um pilão e os amassamos (pestar), em seguida adicionamos o azeite misturamos tudo e pronto obtemos o molho pesto. Uma pequena curiosidade aqui no blogue Ideia do Dia 1.


Pesto Genovese - IDD1



     Trocamos alguns ingredientes para facilitar a aquisição dos produtos, originalmente o molho pesto leva “Queijo Pecorino” que é um queijo produzido com o leite de ovelha e também o “Pinholes” que nada mais são do que nozes de pinheiro ambos produzidos em Italia, são produtos de dificil aquisição porque não é fácil encontra-los e mesmo que os encontre são mesmo caro.
     Por isso substituimos o queijo pecorino por queijo parmesão e os pinholes por amêndoas, que são de fácil aquisição e de excelente sabor aproximando-se bastante do sabor caracterírstico do pesto genovese.




          INGREDIENTES:
     2 xicaras d chá de manjericão fresco
Manjericão - IDD1


     2 xicaras de chá de azeite (extra virgem de preferência)
Azeite extra virgem - IDD1


     1 xicara de chá de queijo parmesão ralado
Parmesão ralado - IDD1


     1 xicara de café de amêndoas
Amêndoas raladas - IDD1


     1 dente de alho sem o broto
Alho - IDD1


     1 pitada de sal grosso


          MODO DE PREPARO:
     Coloque todos os ingredientes no liquidificador e triture, caso queira ou se for necessário pode ser usado o mixer ou varinha mágica para triturar os ingredientes.
Triturar os ingredientes - IDD1

     É muito fácil!
pesto pronto - IDD1



          DICA:
     - O importante é a proporção dos ingredientes, escolha as xicaras sempre do mesmo tamanho, você pode usar também copos, matenha sempre a proporção.
Proporção - IDD1








     - Pode ser usado com qualquer tipo de macarrão ou massa e se você quiser “um algo a mais”, acresente tomate cereja cortado ao meio ou até mesmo tomate normal cortado aos cubinhos, pimentão vermelho e amarelo aos cubos e frango desfiado fica uma delicia.
     - O molho pesto pode ficar até 7 dias guardado na geladeira de preferência dentro de um pote de vidro com tampa.
     - O molho pesto pode ser usado para dar um toque especial em pizzas e carnes, coloque pouca quantidade por cima, faça experiência devido o sabor consistente do molho.
     - No lugar do manjericão podemos usar rúcula.
     - Use sempre azeite isso é muito importante.
     - Além do queijo parmesão podemos usar qualquer outro queijo mais duro.
     - No lugar da amêndoas podemos utilizar, nozes, castanha do Pará, castanha de caju ou até amendoim.
     - Lembrando toda a alteração de ingrediente certamente vai alterar o sabor final do molho leve isso em consideração na hora do preparo, ok pessoal!


Veja está e outras receitas no canal Ideia do Dia 1:








Aproveite assine nosso canal e assista nossos vídeos:






Agradecemos a sua visita e tenha uma vida abençoada!